A azia é um problema desagradável e, infelizmente, muito comum. Assim, segundo as estatísticas, uma em cada cinco pessoas sofre com isso constantemente. Mas o que é bom para azia?

Assim, provavelmente, não existe tal pessoa que não tenha experimentado essas sensações desagradáveis ​​pelo menos uma vez na vida.

A azia é tudo culpa do ácido clorídrico, que vai do estômago para o esôfago. Esse processo causa queimação, dor no peito, arroto e amargor na garganta e na boca.

Mulher com azia

Mulher com azia – Foto: Freepik

Publicidade

O ataque de azia geralmente começa depois de comer. Assim, os sintomas podem ser tão graves, irritantes e debilitantes que reduzem significativamente a qualidade de vida de uma pessoa.

Sintomas

A azia raramente ocorre com o estômago vazio. Assim, os sintomas geralmente ocorrem dentro de 5 a 30 minutos após as refeições.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Desconforto na garganta

Desconforto na garganta – Foto: Freepik

Entre os sintomas mais comuns temos:

  • arrotos fortes;
  • sensação de queimação na região retroesternal;
  • aumento da salivação;
  • desconforto na garganta;
  • inchaço;
  • desconforto após comer, agravado ao se curvar ou deitar;
  • soluços constantes;
  • dor no pescoço e ombros;
  • dificuldade em engolir.

Por fim, todos esses sinais indicam um problema e requerem uma visita a um médico que aconselhará sobre medicamentos para azia.

O que é bom para azia?

Antes de tudo, para eliminar a sensação de queimação, você pode usar vários meios disponíveis. Mas muitos deles são inofensivos e alguns são perigos potenciais e devem ser usados ​​com cautela.

Publicidade
Refrigerante

Refrigerante – Foto: Freepik

Em casa você tem remédios disponíveis que podem ser usados ​​para neutralizar o ácido:

  • Água – Beber é uma maneira fácil de remover o ácido do esôfago. Além disso, a água também tem um efeito benéfico na mucosa gástrica. Então beba água em pequenas porções, sentado ou em pé.
  • Refrigerante – Neutraliza ativamente o ácido. Assim, um pouco de refrigerante (cerca de uma colher de chá) deve ser dissolvido em um copo de água morna e bebido. O efeito será rápido, mas de curta duração.
  • Vinagre de maçã – Ajuda com formas leves de azia, não causadas por doenças do sistema digestivo. Sendo assim, dissolva uma colher de chá de vinagre em meio copo de água e beba antes das refeições.

Atenção! Um excelente remédio para azia é a água mineral alcalina. Mas antes do uso, deve ser mantido aberto para remover o excesso de gás. Você precisa beber água mineral em pequenos goles, 50 gramas cada, 4 vezes ao dia.

O que é bom para azia: mel

As propriedades medicinais do mel são explicadas por seu efeito calmante e pela capacidade de eliminar o desconforto estomacal.

Mel

Mel – Foto: Freepik

Assim, na sua forma pura, este medicamento no combate à azia raramente é utilizado, um efeito muito maior é alcançado quando é combinado com outras substâncias medicinais.

Publicidade
  • Azia leve: Se os sinais de mal-estar aparecem raramente, basta diluir uma colher de sopa de mel em um copo de água morna e tomar meia hora antes das refeições de manhã e à noite. Assim, as sensações desagradáveis ​​passarão e, após um mês de tais medidas terapêuticas, deixarão de aparecer.
  • Forte azia: A azia mais persistente pode ser tratada por uma mistura de aloe vera e mel. Assim, esta mistura tem sabor suave e ação rápida, aliviando eficazmente as dores de estômago e o amargor da boca. Mas para seu preparo, use 100 g de mel natural e suco de aloe vera. Tome 40 minutos antes das refeições.

Uma colher de sopa de mel dissolvida em um copo de leite morno também ajuda a aliviar a azia. Além disso, a mistura é bebida uma hora antes das refeições, bem como quando aparecem sintomas desagradáveis.

Por que a azia é mais comum durante a gravidez?

Antes de tudo, durante a gravidez, o corpo da mulher produz uma grande quantidade de progesterona, um hormônio necessário para manter a gravidez.

Mulher grávida tocando a barriga

Mulher grávida tocando a barriga – Foto – Freepik

A progesterona, além de suas demais funções, reduz o tônus ​​da musculatura lisa, inclusive a que forma o esfíncter esofágico inferior.

Assim, para relaxar, o esfíncter esofágico inferior é menos capaz de impedir que o conteúdo do estômago entre no esôfago.

No terceiro trimestre, a azia também é causada pelo fato do útero em crescimento deslocar para cima e para os lados todos os órgãos da cavidade abdominal, incluindo o estômago, complicando ainda mais o trabalho do esfíncter esofágico inferior.

O que é bom para azia na gravidez?

Como acontece com qualquer doença durante a gravidez, os métodos de prevenção não medicamentosos devem ser usados ​​primeiro: eles são seguros e podem reduzir a necessidade de medicamentos.

Mulher grávida

Mulher grávida – Foto: Freepik

O que é bom para azia (métodos eficazes):

  • Coma frequentemente, em pequenas porções;
  • Coma devagar, mastigando bem cada garfada;
  • Não beba entre as refeições;
  • Não coma algumas horas antes de deitar, e além disso, não vá para a cama pelo menos uma hora depois de comer;
  • Evite alimentos e bebidas que causam azia. Pois as causas mais comuns de azia são: alimentos gordurosos, chocolate, alimentos condimentados, alimentos ácidos (especialmente frutas cítricas, refrigerantes e cafeína);
  • Pare de fumar. Existem muitas razões para parar de fumar durante a gravidez, a capacidade da nicotina de agravar a azia é apenas uma delas;
  • Use roupas confortáveis, não justas;
  • Controle o ganho de peso;
  • Use travesseiros altos ou eleve a cabeceira da cama em 8-15 centímetros;
  • Durma sobre o lado esquerdo, pois na posição do lado direito, o estômago ficará mais alto que o esôfago, o que coloca pressão adicional no esfíncter esofágico inferior e aumenta o risco de azia.

Perguntas sobre azia na gravidez

Mulher grávida feliz

Mulher grávida feliz – Foto: Freepik

1 – Se eu tiver azia durante a gravidez, isso significa que o bebê vai nascer com cabelo grande?

Não, isso é um mito, não há relação entre o comprimento do cabelo da criança e o trabalho do esfíncter esofágico inferior de sua mãe.

2 – A azia irá desaparecer após o parto?

Se foi o resultado de uma mudança nos níveis hormonais e um deslocamento do estômago pela gravidez, então sim. Mas se for consequência de uma doença crônica do esôfago, pode persistir após o parto.

Neste caso, você terá que continuar o tratamento até que a remissão seja alcançada.

Conclusão:

Azia

Azia – Foto: Freepik

No combate à azia, deve-se escolher o meio mais seguro, acessível e eficaz, que só pode ser identificado a partir da experiência pessoal, uma vez que as causas e o grau de manifestação da doença são individuais.

Mas vale atentar para o fato de que as manifestações frequentes dos sintomas desse mal-estar podem indicar a presença de graves distúrbios no funcionamento do corpo, portanto, é necessário recorrer a um especialista para fins preventivos e terapêuticos.

Também vale a pena discutir com ele os métodos da medicina tradicional que devem ser usados ​​quando surgirem sinais de doença.